Pular para o conteúdo principal

Deputado Marco Aurélio participa de vistorias de obras em escolas da rede estadual na região Tocantina



O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) participou de intensa agenda da Secretaria Estadual de Educação na região Tocantina, na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), vistoriando obras de construção, reconstrução e reformas de escolas da rede estadual. Ao todo, sete cidades foram visitadas pelo deputado, pelo secretário Felipe Camarão, secretários adjuntos, Rosyjane Paula e Anderson Lindoso, pela equipe de engenharia da SEDUC, a Gestora da URE - Imperatriz, Orleane Santana e gestor regional de articulação política, Adonilson Lima. 

O Governo Flávio Dino, através do Programa Escola Digna tem conseguido um avanço significativo na renovação das estruturas das escolas da rede estadual. Na região Tocantina, a execução dessa tarefa tem trazido uma nova identidade à rede, fruto do trabalho da Secretaria estadual de Infraestrutura (Clayton Noleto) e pela SEDUC(Felipe Camarão).

Na intensa agenda, na quinta-feira (20), foi vistoriada a escola municipal Monteiro Lobato, no povoado Café a Jato, em Sítio Novo. A escola está inacabada e na parceria do governo do estado com a prefeitura, será finalizada. Na cidade, quatro escolas da zona rural da rede municipal serão concluídas nesta parceria. O prefeito, João Piquiá (PRB), destacou a participação do professor Marco Aurélio em intermédio com o Governador Flávio Dino (PCdoB) e Secretário Felipe Camarão. Em Sítio Novo, também foi vistoriada a reforma da escola estadual Parsondas de Carvalho, que está sendo totalmente reformada e ganhará climatização. 

Na cidade de Montes Altos, foi vistoriado junto com o prefeito, Ajuricaba Abreu (PDT), lideranças e comunidade escolar, o andamento da obra da escola Parsondas de Carvalho, que será totalmente climatizada, reformada e também ganhará um ginásio poliesportivo. O deputado observa que “há muito tempo existiam reclamações sobre a escola, de uma obra que no passado não atendeu as expectativas”, mas destaca que no governo Flávio Dino a prioridade é a educação e por isso está dando certo.

Em Ribamar Fiquene, o governo do estado está construindo a primeira escola estadual da cidade. Até este momento, o ensino médio só é ofertado no turno noturno e em prédio cedido pela prefeitura. A vistoria da obra foi acompanhada pelo prefeito Edilomar Miranda (PCdoB), vereadores e estudantes. O ano letivo de 2018 já será na nova escola, com oferta de aulas nos três turnos.

Na sexta-feira (21) a comitiva esteve em Davinópolis, acompanhando os trabalhos de reconstrução do Centro de Ensino Francisco Alves II, ao lado do vice-prefeito Rubem,  vereador Neco, lideranças do município e professores da escola. A felicidade em ver a escola sendo transformada para melhor receber os alunos era visível em todos os presentes.

Em Imperatriz, no Centro de Ensino Nova Vitória, foi feita a vistoria na obra da reforma que já está em fase de conclusão. O secretário Clayton Noleto também conduziu esse trabalho, que teve a participação do deputado Marco Aurélio através da destinação de emenda parlamentar. Em poucos dias, uma nova escola, que será climatizada e também terá melhorias na quadra esportiva.

Logo após, estiveram presentes na cerimônia de entrega do fardamento às crianças do projeto Bombeiro Mirim, em Imperatriz, onde foram entregues 350 uniformes a meninos e meninas, uma reivindicação do Presidente da câmara de Imperatriz, Vereador Zé Carlos Soares. O deputado destinou emenda de 150 mil reais ao corpo de bombeiros de Imperatriz e Açailândia, onde uma das prioridades é ampliar o programa Bombeiro Mirim em bairros da Imperatriz. Nos próximos dias o recurso será liberado.

Ainda em Imperatriz, foi realizado o Encontro Regional Mais IDEB com a participação de 160 pessoas entre gestores gerais, adjuntos e auxiliares, representantes dos pais e do grêmio estudantil de 37 centros de ensino dos 15 municípios da região, na Unidade Regional de Educação em Imperatriz (URE). O professor Marco Aurélio ressaltou que “nunca a educação na nossa região, nosso estado, foi tão valorizada quanto agora” diz, em relação às ações do governo Flávio Dino.

A gestora da URE de Imperatriz, Orleane Santana, afirma que “nosso governador Flávio Dino tem a preocupação com a melhoria dos índices educacionais. Portanto, temos condições de melhorar os resultados e isso com a participação de todos”, destaca.

Logo em seguida, a caravana esteve em Amarante, com a prefeita, Joice Marinho (PDT), com a assessora do governo, Cleiva Silva, dos vereadores e demais lideranças, vistoriando a reconstrução da escola Bandeirantes, que há quase 20 anos não era reformada, de acordo com a Gestora, Professora Rosirene Cavalcante. “Estamos muito felizes, porque vai dar um novo visual pra escola, novo estímulo para professores e alunos que estavam aguardando há muito tempo”, diz. A prefeita de Amarante destaca a participação do deputado para o município, inclusive na luta pela reforma da escola e faz uma ponderação pelo empenho do mesmo na instalação de um Viva na cidade, que já se encontra em licitação.

A equipe esteve ainda em Lajeado Novo, junta com o prefeito Raimundinho Barros (PRB) e lideranças, para mais uma vistoria em escola do Estado. Todas as escolas que estão sendo reformadas e reconstruídas fazem parte do programa Escola Digna, do governo estadual.

Felipe Camarão enalteceu a parceria do Marco Aurélio, que esteve acompanhando a agenda e observa que todas as cidades visitadas têm reivindicações do professor. “É um deputado que atua pro Maranhão, mas, principalmente pela região Tocantina”, afirma, agradecendo o professor que não só faz os pleitos, como também ajuda com suas emendas, na fiscalização das obras, “defende as causas justas e republicanas”, completa o secretário.

Marco Aurélio agradeceu a presença do secretário Felipe Camarão e sua equipe, destacando que a parceria forte do governo Flávio Dino tem revolucionado a rede de Ensino. "Há uma clareza da prioridade na educação que o governo Flávio Dino tem em nosso estado. Na execução dessa tarefa, destaco o trabalho incansável dos secretários Felipe Camarão e Clayton Noleto, pois têm conseguido concretizar esse desafio. É gratificante vermos toda a nossa rede estadual recebendo um investimento nunca antes visto. Isso renova a esperança. E essa ação vem acompanhada do desafio da melhoria da qualidade do ensino. Parabenizo e agradeço imensamente ao nosso Governador Flávio Dino e sua equipe por bem cumprir essa missão!" Concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS(CONCURSOS E VESTIBULARES)

HISTÓRIA DO TOCANTINS PROFESSOR: ALESSANDRO GORGULHO
1) DESBRAVAMENTO E POVOAMENTO DA REGIÃO
A partir das Grandes Navegações, iniciadas no século XV, começa a constituição de impérios coloniais na América. Os portugueses, pioneiros no processo das navegações, acabaram por garantir para seus domínios parte das novas terras descobertas através da assinatura, em 1494, do Tratado de Tordesilhas, onde dividiu com a Espanha não apenas as terras americanas, mas todo o mundo a ser ainda descoberto. O tipo de colonização aqui implantado atendia aos interesses mercantilistas da época, ou seja, cabia à colônia ser fornecedora de riquezas para sua metrópole através da exploração dos recursos naturais coloniais, tais como madeiras, especiarias, ouro e pedras preciosas, além de ser uma área de comércio restrito (Pacto Colonial). Além da exploração econômica, cabe ressaltar a questão da catequese. A exploração se dava em nome do lucro e de Deus. Foram os franceses quem descobriram o rio Tocantins ao encont…

Simulado TEOREMA - Técnico de Enfermagem.

SIMULADÃO
1-O técnico de enfermagem deve ter conhecimento do Sistema Único de Saúde e das leis que orientam as políticas de saúde do nosso país. Fazem parte da lei Orgânica de Saúde n°8080/90, de 19 de setembro de 1990, os seguintes princípios de assistência à saúde:
a) Universalidade, sociabilidade e equidade. b) Universalidade, igualdade e sustentabilidade. c) Integralidade, universalidade e igualdade. d) Integralidade, igualdade e generalidade. e) Igualdade, popularidade e interdisciplinaridade
2-Sr. A.P.O. vai se submetido a uma cirurgia de LOBOMECTOMIA. Para estes fins, o paciente hospitalizado é colocado em posição de Decúbito Lateral, qual a função dessa cirurgia. a) Retirada do baço. b) Retirada do ovário. c) Retirada do Rim. d) Retirada de um lado do pulmão. e) Retirada de um pedaço da orelha
3- A Sra. A.C.R. retorna do centro cirúrgico após submeter-se a remoção das trompas. Esse procedimento cirúrgico recebe a seguinte denominação:
a) quadrantectomia. b) colecistectomia. c) nefrectomia. d) …

SIMULADO DA PM MARANHÃO 2012

CURSO TEOREMA
SIMULADÃO DE GEOGRAFIA DO BRASIL 1. (FCC) A urbanização no Brasil vem sendo acompanhada por alguns fenômenos, tais como, por exemplo, a especulação imobiliária, déficit habitacional, elevada taxa de desemprego urbano, grande número de empregos informais nas cidades acompanhados de baixos salários. Nesse contexto, a conjunção desses fenômenos tem sido responsável A) pela equidade do atendimento médico-hospitalar. B) pela mitigação da pobreza denominada intraurbana. C) pelo crescimento das periferias nas grandes cidades. D) pela transferência da população do campo para a cidade.
2. (CESPE) A atual estrutura do espaço urbano brasileiro apresenta uma rede urbana diferenciada quanto à distribuição no território nacional. São causas dessa diferenciação: (A) a industrialização do Sudeste e a modernização da agricultura na Região Centro-Oeste. (B) a desmetropolização de São Paulo e a industrialização da Região Centro-Oeste. (C) a internacionalização da Amazônia e a criação de novas un…